quarta-feira, 2 de outubro de 2013

RELATO DOS PROFESSORES ALABETIZADORES



Escola: Municipal João Bitencourt Paiva, localizada no Povoado Tamburil S/N, no município de Banzaê/ Ba. 
Professora: Maria Bitencourt dos Santos
Orientadora de Estudo: Damiana dos Santos Freitas Oliveira   
Turma:  2º e 3º ano do Ensino Fundamental I.( Multe)

O objetivo dessa sequência é desenvolver o gosto e o interesse pela leitura, por meio de atividades lúdicas, prazerosas e desafiadoras. Onde os alunos possam refletir e opinar sobre o que leu, com suas próprias palavras ou com qualquer outra forma de expressão: Desenho, pintura, dramatização etc.

1º momento

Iniciei a aula como habitualmente fiz a exposição dos livros no cantinho da leitura, onde os alunos fazem suas próprias escolhas de forma bem descontraídas, manuseiam e ler de forma prazerosa, na qual antecipam a leitura, formulam hipótese, criam expectativa. Esse momento é significativo, pois é o momento em que os alunos mergulham no mundo imaginário, ampliando suas habilidades.
Em seguida passei a musica “Bichos” de Ivete Sangalo, para que todos ouçam e entre na magia da leitura.
Introduzir a aula buscando resgata e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, através de uma ciranda reflexiva, sobre as historias que conhecem se já ouviram a historia Viviana, a rainha de pijama, mostrei a capa do livro, pedir para eles anteciparem do que imaginam que fala o livro. E você te pijama? Como  é ele?
Fiz a leitura do conto Viviana, à rainha de pijama, fazendo pausas durante a leitura, perguntando se o conto é parecido com que eles tinham pensado? O que será que vai acontecer? Qual será o pijama vencedor? Depois da leitura, solicitei aos alunos para fazerem uma ilustração da parte da historia que mais gostaram e em seguida juntos construímos uma colcha literária, da historia da Viviana, rainha do pijama.

Pintura do pijama do pinguim
 
 2º momento
Passei o vídeo (Viviana, a rainha do pijama), para que os alunos tenham uma melhor compreensão da historia, logo após fizemos a analise linguística: Qual era o deseja de Viviana a rainha do pijama? O que Viviana pensou ao criar a festa de Viviana à rainha de pijama? Vocês mudariam o final da historia? Copiei o nome de Viviana e dos animais no quadro para fazer a analise estrutural das palavras, qual a primeira sílaba, a ultima sílaba, quantas sílabas ao todo?

3º momento

Para tornar a aula mais prazerosa, iniciei a aula com a música: Bichos de Ivete Sangalo. Os alunos cantaram, dançaram, pularam, solicitei que os alunos prestassem bem atenção que depois iríamos fazer uma atividade referente a musica. Pedir para que ouvissem a musica com atenção e escrevessem os nomes dos animais presentes na musica. Eles copiaram no caderno, depois escreveram frases com os nomes dos animais. Os alunos que não dominam a escrita fez em dupla com que já domina, logo após copiei no quadro os nomes dos animais, chamei os alunos que tem dificuldades de leitura e escrita para fazermos a leitura silabando dos nomes dos animais. 
 
 
Alunos silabando o nome dos animais


Alunos ouvindo a musica  e escrevendo o nome dos animais

  

Em seguida pedir para que eles completarem o quadro com a primeira sílaba, ultima sílaba e quantas sílabas ao todo. Mesmos os alunos, que não dominam a escrita tem noção do qual é a primeira sílaba e ultima sílaba.

Para casa os alunos foram divididos em duplas para com ajuda dos pais, construa um anúncio, informando a festa do pijama de Viviana; solicitei também que trouxessem de casa uma receita. 

4º momento

Iniciei a aula, pedindo que as duplas leiam as receitas que trouxeram de casa. As duplas foram diversificadas, ou seja, alunos que já fizeram uso do valor sonoro convencional da escrita, com os alunos que utilizam a escrita alfabética para ocorrer a interação entre a turma. Depois fizemos a analise linguística da composição da receita.
Fizemos a exposição das receitas em um mural na sala de aula; logo após fizemos a escolha da receita que iria ser vivenciada e preparada na sala de aula


Fiz um sorteio para ver quais seriam os ajudantes para ajudar a preparar o bolo. Questionei os alunos, sobre a quantidade de ingredientes para preparar o bolo, e se preparassem três pacotes de bolo, mostrei a quantidade de ingredientes para um bolo pedir a eles que adicionassem três vezes ou multiplicassem, para descobrir a quantidade adequada.
A receita do bolo de  coco foi vivenciada na sala de aula com a ajuda dos alunos,colocando os ingredientes. Falei que o bolo só seria provado na próxima aula na festa de Viviana, a rainha de pijama. 



 Para casa pedir para as duplas construíssem uma lista com os nomes dos convidados a festa de Viviana, vocês podem  acrescentar novos convidados para essa festa.

5º momento

Iniciei pedindo aos alunos que leia as listas com os nomes dos convidados que irão para festa do pijama; depois fizemos a analise estrutural das palavras; logo após confeccionamos o livro com desenhos dos animais e seus pijamas. Pedir que falasse como era cada pijama dos animais.
Em seguida pedir para que os alunos fossem vestir seus pijamas, depois foi feito uma dramatização da festa de Viviana com seus convidados. Passei a musica Bicho de Ivete Sangalo, todos dançaram, pularam, exibiram seus pijamas; Na festa comemos o bolo que foi preparado com ajuda dos alunos, pipoca e cachorro quente. Foi muito divertida a festa  do pijama.
                        
       

                 
                                                                                                                                                                                                                                                         
É pertinente lembrar que os livros são expostos todos os dias no cantinho da leitura, para que os alunos se deleitem na leitura. E que ficam lá expostos durante a aula ,para que possam ler quando desejar.
Trabalhar a sequência didática foi uma das praticas mais significativa e prazerosa em sala de aula; durante a realização dessas sequência observei que os alunos estavam atentos, curiosos, entusiasmado, demonstraram interesse na realização das tarefas. Sabemos que alcançar 100% é difícil, teve alunos que não participaram atentamente das tarefas, o para casa no anuncio da receita teve criança que não fizeram, disseram que a mãe estava sem tempo, estava cansada e iria assistir à novela. Infelizmente não são todos os pais que acompanha a vida escolar dos seus filhos, dificultando assim o trabalho do professor. 





        Relato de uma aula das professoras Joelma e Gislândia
Cadê o toucinho que estava aqui?

            Este relato consta ações realizadas no dia dezenove (19) de agosto de 2013 no 3º ano A vespertino na Escola Municipal José Benevides, no Município de Banzaê.
Demos início à aula com uma oração, em seguida pegamos os acervos de literatura e cada aluno escolheu seu livro, sentaram no tapete e fizeram uma leitura prazerosa e descontraída.


 Continuando a aula, foi apresentado aos alunos o gênero parlenda, com o texto Cadê o toucinho que estava aqui? , que foi previamente escrito em cartaz e ilustrado manualmente. Afixamos o cartaz na lousa e fizemos a leitura apontada, também foi lido com o auxilio dos alunos em coro e individual. Em seguida levantamos alguns questionamentos como: Vocês gostam de ler? Seus pais costumam ler para vocês? Vocês já ouviram alguém contando alguma outra parlenda? O que você percebeu de diferente neste tipo de texto?. Esse tipo de atividade foi muito importante, pois eles participaram e falaram a vontade, tirando dúvidas e apresentando o que já conhecia sobre parlenda.




 Após a roda de leitura e oralidade, os alunos receberam atividades xerocopiadas, na qual deveriam sozinhos ou em duplas ler a parlenda e localizar os nomes dos animais, completar o quadro, cruzadinha com as palavras que estão faltando, responder questões sobre a consciência fonológica envolvendo letras, fonemas e sílabas e produzir um texto a partir da figura que mais gostou.





A aula deste dia teve por objetivo estimular a leitura e compreensão de textos folclóricos analisando a tipologia textual (parlenda) reescrevendo e ilustrando.



Orientadora de estudo: Damiana dos Santos Freitas Oliveira





RELATO SOBRE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA PROFESSORA DANIELA
HÁBITOS ALIMENTARES E SAÚDE

           
Escola: Municipal Palmares(Banzaê–BA)
Professora: Daniela dos Santos Souza
Orientadora de estudo: Miraneide Teixeira de Almeida
ALFA, 1° e 2° ano do ensino fundamental.


Pensando na necessidade de conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável, com frutas e verduras, o nosso grupo de professores da Escola Municipal Palmares, decidiu desenvolver uma sequência de atividades que levassem as crianças a refletirem sobre os seus hábitos alimentares e a influencia dos mesmos na saúde de cada um.
 Iniciei a sequência lendo o livro do acervo complementar “O que Ana sabe sobre... Alimentos Saudáveis”. Apresentei o livro e fiz o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças sobre o tema. Foi muito interessante, pois percebi que eles tinham consciência que frutas e verduras, são alimentos saudáveis, na medida em que o livro ia sendo lido às crianças iam confirmando ou não as suas antecipações. Após a leitura do livro, entreguei às crianças, nomes de vários alimentos para que colassem no cartaz separando os alimentos saudáveis dos não saudáveis e íamos conversando porque determinado alimento deveria ser classificado como saudável e outro não, e fizemos a atividade impressa. Enviei para casa uma ficha para que eles preenchessem com os pais, escrevendo quais alimentos são consumidos no seu dia -a -dia para ser socializado na próxima aula.
    No segundo dia fiz a leitura deleite do livro “Que delícia de bolo!?”, onde as crianças foram conhecendo um a um os ingredientes do bolo, sua origem e com era o processo até esse ingredientes chegarem a nossa casa. Alguns ingredientes como o leite e ovos geralmente não são comprados em mercados, são adquiridos na própria casa já que moramos na zona rural. Eles participaram ativamente da leitura e se surpreenderam com a forma como os vegetais são transformados em produtos industrializados, conversamos também que apesar de bolo ser muito gostoso não é um alimento que deve ser consumido em grande quantidade por conter muito açúcar. Em sequência expus em cartaz a música “A SOPA”, onde conversamos sobre quais são os ingredientes que podemos colocar na sopa, foi muito interessante, porque a música brinca com os ingredientes da sopa, cantamos e brincamos com as palavras o que tornou a atividade divertida e significativa. As crianças receberam a música impressa para pintarem as rimas e enumerarem os versos. Após terminar atividade impressa fizemos a socialização das fichas enviadas para casa sobre os hábitos alimentares de cada um e conversamos sobre quais alimentos deveriam ser consumidos em menor quantidade por conterem muito açúcar e gordura, o que pode ser muito prejudicial para saúde em geral e também para saúde bucal, principalmente as guloseimas e a importância de escovar os dentes depois de cada refeição.
      No terceiro dia onde foram trabalhadas receitas da merenda escolar, no momento deleite as crianças receberam as receitas em pequenos cartões, os que já leem com autonomia fizeram a leitura na íntegra, os outros leram apenas os ingredientes com o meu auxílio. No estudo da receita da sopa que foi escrito em cartaz, conversamos sobre a estrutura da receita, os ingredientes, o modo de fazer, o tempo de preparo, a quantidade de cada ingrediente, a origem dos alimentos, onde são produzidos, se são saudáveis ou não. Falamos também da importância de lavar bem os alimentos antes do preparo. As crianças também foram até o cartaz pintar o nome dos ingredientes da sopa e fizeram a atividade impressa.
         No quarto dia foi trabalhada a poesia “Salada de frutas”, o texto foi exposto no cartaz e primeiro fiz a leitura do título e indaguei quem já havia comido salada de frutas, foi muito interessante, porque a maioria falou que nunca havia comido e os que afirmaram já terem comido, disseram que não gostavam, porém mesmo assim estavam bem empolgados com a salada que irímos fazer no outro dia. Fiz a leitura apontada da poesia e as crianças se surpreenderam com os nomes das frutas e começaram a perguntar como era uma manga rosa, banana prata e laranja-lima. Uma criança perguntou se a banana prata era da cor de prata, foi uma discussão bem interessante e eu fui explicando que uma mesma fruta pode ter outras variedades e eles foram participando da discussão. Um aluno disse que a manga rosa é grandona e rosinha, outro falou que a laranja-lima é bem docinha. Foi uma discussão bem produtiva e no final da atividade escrita, fizemos um bilhete coletivo para que levassem para casa e entregassem aos pais, na hora da escrita conversamos sobre a estrutura do bilhete. As atividades de língua portuguesa, com base nos textos estudados foram feitas com bastante interesse e participação, favorecendo as reflexões sobre o SEA.
     Na última aula, fizemos o jogo da roleta, onde as crianças usaram o repertório de palavras estudadas durante a semana, nome de frutas, verduras e doces, alguns alunos na hora de escrever as palavras recorreram aos cartazes que estavam fixados na parede. No momento de fazermos a salada de frutas, coloquei todas as frutas em cima da mesa e fui explicando as crianças sobre as vitaminas e benefícios de cada fruta e a importância de lavar bem os alimentos antes de consumi-los, bem como lavar bem as mãos, então pedi que fossem até o banheiro e lavassem as mãos com sabão. Eles acompanharam e participaram na medida do possível do preparo da salada, todos comeram até o que haviam falado que não gostavam. A sequência didática foi um sucesso, mas precisaria de mais tempo para aprofundar as diferentes aprendizagens.





              RELATO DE AULA SOBRE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
                       (PROFESSORAS LÚCIA E CRISTIANE)

Este relato de experiência da sequência didática foi realizado na Escola Municipal José Benevides em uma turma de 1º ano.
Ao fazermos um plano em que durante uma semana trabalharíamos com sequência didática foi uma experiência diferente da rotina do nosso dia-a-dia, pois o nosso objetivo era aplicarmos os conteúdos de uma maneira atrativa, onde os alunos pudessem participar ativamente de cada momento em que as aulas fossem acontecendo.
Ao iniciarmos cada momento uma música referente ao nosso corpo era apresentar aos alunos. E assim eles teriam que fazer os movimentos conforme pedia música.
Algumas das músicas que cantamos com eles eram conhecidas, mas outras não,e foi isso que tornou as aulas interessantes, porque aprendemos novas músicas que falavam sobre as partes do nosso corpo. No decorrer dessa semana percebemos que as aulas que envolveram músicas foram muito importantes para a aprendizagem dos alunos.
As atividades que aplicamos a cada momento foram bem aproveitadas pelos alunos que tiveram a oportunidades de conhecer um pouco mais sobre seu corpo de forma espontânea.
Neste período eles tiveram a oportunidade de experimentar coisas novas como: Fazer o mapa do corpo de um colega e escrever o nome de cada parte.
Tivemos também uma aula onde explicamos a importância e a função que cada órgão tem para nós, esta aula foi prática.




Orientadora de estudo: Miraneide Teixeira de Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Webfólio PNAIC Banzaê não se responsabiliza por comentários feitos pelos leitores. Ficando assim, cabível aos usuários ter bom senso em suas postagens.