sábado, 5 de outubro de 2013

APRESENTAÇÃO


Em meio a diversas teorias e métodos, ultimamente o processo de alfabetização tem sido um ponto extremamente discutido e muito se tem questionado qual a melhor forma de se alfabetizar.
Antes predominava como o professor ensinava, mas hoje como o aluno aprende. E que não adianta apenas codificar e decodificar os códigos lingüísticos, mas está inserido nas diversas práticas sociais sabendo sua importância e fazendo uso de suas funções.
Para tanto, o professor precisa saber dosar as atividades levando em consideração o tempo de aprender de cada criança, inserindo-os com sujeito ativo em sua prática de ensino. E claro, jamais subestimar uma criança quando for inserir um determinado tema, pois elas nos surpreendem quando desafiadas.
O ciclo de alfabetização, antes não compreendido, foi alvo de muitas críticas. O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa veio nortear o que ficou subentendido pela grande maioria, a necessidade ou mesmo o porquê da progressão automática. Isso está muito bem detalhado nos direitos de aprendizagem.
Pode ser percebido que as mudanças já começaram a  acontecer em nosso município, uma delas é ver os professores entusiasmados a estudar e procurar melhoria para que seus educandos  aprendam no tempo certo. É gratificante ver as crianças entusiasmadas no cantinho de leitura.
Vale lembrar, que graças ao auxílio prestado pela direção da escola Municipal José Benevides pelo espaço cedido, a Secretaria Municipal de Educação com transporte, alimentação, reprodução dos materiais dentre outros, para os cursistas e o apoio da Coordenadora do Programa, tem favorecido o bom andamento das atividades.
Assim sendo, fica fácil as crianças chegarem aos oito anos alfabetizadas e letradas, pois além de serem apresentados os diversos gêneros textuais nas formações, são sugeridas estratégias de se trabalhar com os alunos, principalmente voltadas para o SEA, sendo este o foco principal para chegar ao grande objetivo. Salientando ainda a grande variedade de material que é distribuído nas escolas para fortalecer os trabalhos.

 Por Damiana e Miraneide
Orientadoras do PNAIC
    

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